domingo, 14 de agosto de 2011

O problema é educar

Quando você é criança, ir pra escola geralmente dá muito medo. Ficar um período inteiro longe dos braços da mãe e do pai causa muito desconforto pros pequenos. Já quando se é adolescente, ir ao colégio é a melhor alegria do mundo: você fica longe da sua casa, da chatice dos seus pais, do seu irmão, e principalmente,dos afazeres domésticos. Fora o fato de ter seus melhores amigos por lá; namorado, namorada...

E aí quando você cresce mais um pouco, e não é mais adolescente, mas também não é adulto, você entra na faculdade pra finalmente, ter prazer em estudar algo, algo que você sinta paixão.

Como se isso fosse realmente um resumo do que acontece na sua vida escolar, não é?

No Brasil, educação pública é um dos temas que eu mais adoro discutir e insistir, até mais que a saúde, pelo simples fato da educação ser base da sociedade; a base de um ser humano.

Por experiência própria, até hoje, eu sou estudante de escola pública: passei do município para uma vagada rede federal. A minha dificuldade foi pequena diante da prova de seleção já que por sorte, eu consegui uma boa escola no fundamental, com bons professores, e sim, era pública.

Mas quantas dessas temos por aí? Quantos brasileiros têm a mesma oportunidade?

Ser estudante da rede pública municipal e estadual te dá, acima de tudo, muitas limitações para uma vaga nas grandes universidades e consequentemente, uma vaga no mercado de trabalho. As limitações físicas das escolas, limitações curriculares dos professores e a falta de incentivo a ele em forma de salários baixíssimos e cargas horárias abusivas, são pratos cheios para o declínio da nossa educação. E, considerando que, o Brasil é formado por duas populações (a minoria rica e a maioria pobre) não é preciso enfatizar o fato de que tudo tende a piorar.

As redes públicas de ensino fundamental e médio estão indo a falência. Podemos salvar poucas e essas poucas se comparadas particulares, são péssimas. E a grande charada da educação no Brasil que se deixa é: precisamos ter dinheiro pra conseguir ser estudante e bem formado? E até quando?

E sobre a greve?
Próximo post...

Marina Urizzi é orgulhosa por sempre ter sido estudante da rede pública.




Nenhum comentário:

Postar um comentário